Sexta-Feira, 3 de Maio de 2024
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa | Página Inicial | Ouvidoria | Mapa do Site | English | PortuguÃs | A- A+
O principal evento científico mundial sobre pecuária e gases de efeito estufa terá três palestrantes da Embrapa. No dia 26, quarta-feira, Alexandre Berndt (Embrapa Pecuária Sudeste), Davi José Bungenstab (Embrapa Gado de Corte) e Robert Boddey (Embrapa Agrobiologia) farão apresentações no GGAA 2013 (Greenhouse Gases & Animal Agriculture, ou conferência de gases de efeito estufa e agropecuária),  em Dublin, na Irlanda. A cada três anos, o evento reúne os mais importantes cientistas e formadores de opinião sobre o tema.
 
Berndt ministrará a segunda palestra da manhã, dedicada ao tema nos países tropicais e em desenvolvimento. Após apresentação do pesquisador Harry Clark, da Nova Zelândia, o brasileiro fará palestra conjunta com o cientista Nigel Tomkins, do CSIRO(Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), órgão de pesquisa da Austrália.
 
O título do painel de Berndt e Tomkins, e também de um artigo escrito a quatro mãos, é "Medição e mitigação das emissões de metano na pecuária de corte em sistemas de pastagens tropicais: uma perspectiva da Austrália e do Brasil". Durante 40 minutos, os dois falarão sobre a realidade dos dois países, e as respectivas pesquisas.
 
O pesquisador Alexandre Berndt participou pela primeira vez do GGAA em 2010. No ano passado, esteve no primeiro encontro anual do projeto de pesquisa europeu AnimalChange, em Edimburgo, na Escócia.
 
Para Berndt, o convite foi um reconhecimento de seu trabalho com a técnica do gás traçador SF6 para medição do metano emitido por animais ruminantes. "Poucos trabalham nesta área no Brasil e no mundo", lembra.
 
A palestra no GGAA será uma oportunidade de projetar a rede Pecus em nível internacional. "Vou destacar muito os trabalhos da rede, precisamos começar a aparecer para chegar à conferência de 2016 com muitos trabalhos", afirma. A Pecus é um grande projeto de pesquisa, envolvendo a Embrapa e diversos parceiros, que visa estimar a contribuição da pecuária brasileira para as emissões de efeito estufa.
 
Este ano, além da palestra, a Pecus levou nove artigos científicos ao evento, assinados pelos pesquisadores Alexandre Berndt, Patrícia Perondi Anchão, Roberto Giolo Guimarães, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Davi José Bungenstab e a pós-doutoranda Aline Segnini. O Brasil possui a segunda maior delegação do evento. 
 
Larissa Morais (MTb/SP 48218)
Embrapa Pecuária Sudeste
(16) 3411-5625
larissa.morais@embrapa.br
Voltar