Na próxima sexta-feira (22) será exibido o Dia de Campo na TV a respeito do Impacto da pecuária sobre o efeito estufa. O programa foi produzido pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).
O Dia de Campo na TV vai ao ar pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h, na sexta-feira. No domingo (24), às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.
Impacto da pecuária sobre o efeito estufa
Maior exportadora de carne bovina e detentora do maior rebanho comercial do mundo, a pecuária do Brasil tem sido cobrada a assumir compromissos para redução do gás metano. O metano é emitido naturalmente na digestão dos animais ruminantes, como bois, cabras, ovelhas e búfalos. As pastagens também emitem gases, principalmente o óxido nitroso. O metano e o óxido nitroso são os principais gases emitidos pela pecuária. Mas o capim e as árvores também podem fazer o contrário, sequestrando o gás carbônico e retirá-lo da atmosfera. Esse processo é chamado sequestro de carbono. Tanto as emissões quanto o sequestro de gases de efeito estufa são fenômenos que acontecem naturalmente. Mas o pecuarista pode influenciar no efeito estufa, melhorar ou agravar a emissão de gases, por meio do manejo e alimentação dos animais.
Para quantificar as emissões da pecuária brasileira de forma mais precisa, a Embrapa começou em 2011 o projeto de pesquisa chamado Pecuária Sustentável-Rede Pecus. Com centenas de pesquisadores e diversos parceiros no Brasil e no exterior (universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento à pesquisa e da iniciativa privada), a Pecus realiza pesquisa nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa e faz um balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), principalmente por meio do metano entérico dos bovinos e o sequestro de carbono dos vários sistemas de produção. Na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de Copenhague, em 2009, o Brasil firmou compromisso de reduzir a curva de crescimento das emissões dos gases em 33% até 2020. Os resultados também contribuirão para que o Brasil atinja os compromissos voluntários de redução das emissões de GEEs.
O objetivo da Rede Pecus é contribuir para a competitividade e a sustentabilidade da pecuária brasileira por meio de pesquisas que irão estimar a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica de gases de efeito estufa, visando subsidiar políticas públicas e negociações internacionais.
Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: http://www.embrapa.br/diacampo
Videoteca Embrapa: http://www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa
Mais informações:
Embrapa Pecuária Sudeste
www.cppse.embrapa.br
Gisele Rosso– jornalista (MTb/PR 3091)
Email: gisele.rosso@embrapa.br
Tel.: (16) 3411 5625
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado – jornalista (DRT-DF 763 0574)
Email: maria-luiza.brochado@embrapa.br
Tel.: (61) 3449 4807