Sexta-Feira, 14 de Junho de 2024
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa | Página Inicial | Ouvidoria | Mapa do Site | English | Portugus | A- A+

Ajudar a prevenir a emissão de gases de efeito estufa é um dos objetivos da Rede Pecus, que investiga os principais biomas brasileiros com o intuito de contribuir para uma pecuária nacional mais competitiva e sustentável. “A ideia é medir as emissões e remoções dos gases causadores de efeito estufa na atmosfera. Nós avaliamos os sistemas de produção com o objetivo de apontar aqueles que são mais mitigadores e orientar políticas públicas”, explica a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Patrícia Anchão.
 
A pecuária é considerada uma das grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil. “A emissão de metano pelo animal é um processo natural e quando se contabiliza isso, a pecuária acaba ficando em evidência em porcentagem e não em valores absolutos”, ressalta Anchão.
 
Mas de acordo com os primeiros resultados dos estudos realizados pela Rede Pecus, a influência da pecuária brasileira no efeito estufa é menor do que o esperado. Além disso, as pesquisas apontam que é possível reduzir as emissões por meio de sistemas de produção sustentáveis.
 
O trabalho da Rede Pecus e os impactos da pecuária brasileira na emissão de gases de efeito estufa são tema do programa Conexão Ciência que vai ao ar nesta terça-feira (16). A pesquisadora Patrícia Anchão, coordenadora do projeto, detalha o assunto, abordando os desafios da rede, os primeiros resultados e a importância de se desenvolver uma pecuária sustentável.
 
O Conexão Ciência é produzido em parceria pela Embrapa e a NBR e vai ao ar todas às terças-feiras na TV do Governo Federal, às 20h30. O programa também pode ser assistido pelo canal da NBR no Youtube (http://www.youtube.com/user/TVNBR).  Saiba como sintonizar a NBR na página da EBC Serviços na internet (http://conteudo.ebcservicos.com.br/veiculos/nbr/como-assistir).
 
Secretaria de Comunicação Embrapa

Voltar