Quarta-Feira, 8 de Julho de 2020
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa | Página Inicial | Ouvidoria | Mapa do Site | English | Portugus | A- A+

Na quinta-feira (17), às 14 horas, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP)  promove Seminário sobre novo sistema que monitora as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o metano em animais ruminantes, conhecido como GreenFeed.
 
O Seminário será apresentado pelo presidente da C –Lock, Patrick Zimmerman, cientista americano que descreveu pela primeira vez a técnica do SF6  atualmente em uso por pesquisadores de todo o mundo para fazer medições dos fluxos de metano nos animais. Suas pesquisas recentes com o GreenFeed atendem as necessidades evolutivas de monitoramento individualizado de animais em pesquisa e em sistemas de produção animal cada vez maiores e complexos.
 
A pecuária é considerada uma das grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil. “A emissão de metano pelo animal é um processo natural e quando se contabiliza isso, a pecuária acaba ficando em evidência em porcentagem e não em valores absolutos”, explica a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Patrícia Anchão.
 
A Embrapa Pecuária Sudeste lidera uma rede de pesquisa - Pecus – que tem o objetivo de conhecer os impactos da pecuária sobre o efeito estufa. São mais de 300 cientistas nacionais e internacionais em busca de resultados para estimar a contribuição dos diferentes sistemas de produção brasileiros na dinâmica dos gases de efeito estufa, além de indicar sistemas de produção mais competitivos e sustentáveis.
 
 “A ideia é medir as emissões e remoções dos gases causadores de efeito estufa na atmosfera. Nós avaliamos os sistemas de produção com o objetivo de apontar aqueles que são mais mitigadores e orientar políticas públicas”, comenta o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.
 
O evento é aberto ao público. Inscrições gratuitas pelo e-mail: pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br
 
Serviço
Seminário “Descrição e usos potenciais de GreenFeed, sistema econômico para monitorar quantitativamente metano, dióxido de carbono e outros gases metabólicos de animais ruminantes”.
Data:17 de abril de 2014
Hora:14 horas
Local:Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos/SP
 
 
 
Núcleo de Comunicação Organizacional
 pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
(16) 3411-5625
15/04/2014

Voltar