A palavra caatinga, "mata branca" no idioma indígena, refere-se tradicionalmente ao conjunto paisagístico do sertão nordestino do Brasil, uma área importante de clima semi-árido em um país com clima predominantemente tropical úmido e sub-úmido. O clima da Caatinga é muito quente, com secas prolongadas cíclicas que exercem forte influência sobre a hidrologia, flora, fauna e socioeconomia da região.
A vegetação predominante na Caatinga é adaptada ao clima seco e a pouca quantidade de água. As plantas são em sua maioria decíduas e espinhosas com muitas espécies de cactos e bromélias. Existe, no entanto um grande contraste entre as estações secas e as esporádicas estações chuvosas quando, a cinza e espinhosa caatinga se transforma numa nova paisagem verde coberta com pequenas folhas.
Os sistemas de produção agropecuários do bioma caatinga não estão adequadamente identificados e quantificados. Este projeto pretende colaborar para o melhor entendimento deste importante ecossistema, determinando o balanço de gases de efeito estufa e de carbono em pastagens naturais e pastagens melhoradas no bioma.
Sistemas de produção avaliados: sistema de integração lavoura-pecuária-floresta para o semi-arido; pastagem natural.