Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2014
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa | Página Inicial | Ouvidoria | Mapa do Site | English | Español A- A+
Inicio: 04/07/2011 08:04
Fim: 08/07/2011 18:08
Este curso foi planejado com a finalidade de capacitar técnicos de nível médio e superior ligados à extensão rural a elaborar projetos e orientar produtores rurais no manejo de irrigação de pastagens.
Durante o curso, os participantes receberão instruções teóricas e participarão de práticas de campo sobre a interação entre água, plantas, atmosfera e solo, a importância dessa interação na elaboração de projetos e no manejo da irrigação.
O curso inicia-se com noções fundamentais sobre as relações entre a água, o solo, a planta e a atmosfera. Será apresentado o ciclo da água, incluindo precipitação pluvial (chuva), escorrimento superficial, infiltração no solo, percolação (drenagem profunda), armazenamento no solo, evaporação e transpiração (evapotranspiração).
A seguir, serão apresentadas as técnicas básicas de amostragem de solo e água a projetos de irrigação, com explicação sobre sua importância para o manejo de irrigação, que será abordado logo em seguida.
Também serão abordados princípios básicos de Hidráulica aplicada à Irrigação, tais como técnicas de medição de vazão, cálculo de necessidade e perdas de pressão (carga), para projetos e para sistemas de irrigação já instalados. Haverá práticas de escolha de aspersores e dimensionamento de tubulações e bombas centrífugas.
A última fase será o roteiro básico para a elaboração de projetos de irrigação por aspersão convencional e aspersão em malha, com atividade prática de dimensionamento de sistemas de irrigação. Para isto, os participantes serão reunidos em grupos de duas ou três pessoas, que serão responsáveis pela elaboração de um projeto de irrigação.
 
Programação: amostragem de solo para projetos de irrigação; avaliação de desempenho de sistemas de irrigação; balanço hídrico para planejamento de projetos de irrigação; hidráulica aplicada à medição de vazão; hidráulica aplicada ao dimensionamento de sistemas de irrigação; lista de materiais de sistemas de irrigação; manejo de irrigação com o método EPS (evaporação – planta - solo); medição de vazão em cursos d’água; métodos de manejo da irrigação de pastagens; montagem de sistemas de irrigação; prática de projetos dos alunos; projeto de um sistema de irrigação por aspersão convencional; projeto de um sistema de irrigação por aspersão em malha; relações da água no sistema solo - planta - atmosfera. 
 
 
 

Informações úteis:

 
Hospedagem, transporte e alimentação deverão ser custeados pelos participantes.
 
 
Voltar